Expressionismo é um termo que foi amplamente aplicado ao teatro, às artes visuais e à literatura no norte da Europa no início do século XX. Desenvolveu-se como uma alternativa ao pós-impressionismo, para se referir às novas tendências presentes nas artes visuais que estavam se desenvolvendo em diferentes países, desde 1905. Essas novas formas de arte eram em certo sentido, uma inversão do impressionismo: em lugar de registrar uma impressão do mundo que o cercava, o artista exprimia seu próprio temperamento sobre sua visão do mundo.
O Expressionismo é arte do instinto, seu objetivo é de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utiliza cores fortes e irreais, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento. Há uma preferência pelo trágico e sombrio da vida do homem e da sociedade. O Expressionismo é uma forma do artista se “expressar do seu jeito”.
Histórico
Esse movimento teve força principalmente na Alemanha, no início do século XX. O período foi marcado por expressivos progressos na indústria, mas, em contra partida também por vários conflitos políticos: a Primeira Guerra Mundial, a Revolução Russa e o fascismo na Itália e Alemanha. O período agitado do século XX,era o pano de fundo do clima de tristeza e inquietação do Expressionismo.
Surgiu como desdobramento do pós-impressionismo, teve forte influência das obras de Vincent van Gogh e do simbolismo, de onde tirou a prática de colocar “mensagens ocultas” nas obras.
Na Alemanha, os principais artistas agrupavam-se em dois grupos chamados Die Brucke ( A Ponte ) e Der Blaue Reiter ( O Cavaleiro Azul ) . Ambos exploraram a destruição dos sentimentos verdadeiros por uma sociedade que, segundo eles, precisava ser “purificada” e “limpa”. Visualizavam este processo através de desastres naturais, relâmpagos ou destruição do mundo. O que ambos os grupos partilhavam com outros expressionistas era a certeza de que a arte podia expressar uma verdade humana e repor sentido na vida das pessoas.
Os principais precursores deste movimento foram Vincent van Gogh e Edvard Munch, encontramos nas suas obras a dramaticidade das aflições humanas, através do uso intenso da cor e contornos.
Forma fonte de inspiração para outros pintores importantes do expressionismo, tais como: Ernst Ludwig Kirchner, Paula Modersohn-Becker, Egon Schiele entre outros.
Edvard Munch (Løten - Noruega, 12 de Dezembro de 1863 - 23 de Janeiro de 1944 ) foi um pintor norueguês, um dos precursores do expressionismo alemão.
Edvard Munch frequentou a Escola de Artes e Ofícios de Oslo e considerava a arte como uma arma destinada a lutar contra a sociedade.
Com o quadro "A Menina doente" (1885) inicia uma temática que se repetiria em todo o seu caminho artístico. Fez inúmeros trabalhos e obras sobre o tema doença e a morte, que tinham marcado a sua infância (a mãe morreu quando ele tinha 5 anos, a irmã mais velha faleceu aos 15 anos, a irmã mais nova sofria de doença mental e uma outra irmã morreu meses depois de casar; o próprio Edvard estava constantemente doente). Em Paris, descobre a obra de Van Gogh e Gauguin, e o seu estilo sofre grandes mudanças.
Para entender as características da pintura expressionista, os sentimentos expressados pelos quadros, observe a figura acima e responda: Quem é a pessoa retratada? Homem? Mulher? Por que grita? Onde está? Quais sensações e sentimentos que a figura provoca em você? Como o artista representou o céu ?
"O Grito" é uma das obras mais importantes do movimento expressionista. No quadro há uma figura andrógina (não é possível afirmar se é homem ou mulher), num momento de desespero e angústia. Ao fundo, está a doca de Oslofjord (em Oslo, Noruega) durante o pôr-do-sol.
Conseguir expressar toda essa angústia por meio de pinceladas, como no quadro acima, com fundo distorcido e cores "irreais" são algumas características do expressionismo.
Ernst Ludwig Kirchner (Alemanha, 1880- Davos, Suíça, 1938) foi um pintor expressionista alemão. Foi um dos fundadores do grupo de pintura expressionista Die Brücke ( A Ponte ), cujo principal ideal era libertar a arte dos valores formais e tradicionais.
A emoção e o tormento individual de Kirchner são expostos em seus trabalhos pelo tipo de pincelada curta e agressiva. Além da influência do fauvismo, revelada na exploração cores, e do cubismo, através da geometrização das formas, o pintor também foi influenciado pelo pós-impressionismo, sobretudo Van Gogh.
A simplicidade é a marca do artista, evidente na combinação simples de cor, poucas nuances, falta de perspectiva e motivos sobrepostos.
O mundo em torno do artista era o tema de seus trabalhos: vista de cidade, paisagens, retratos de seus companheiros, o corpo humano nu e cenas de circo.
Quando eclodiu a Primeira Guerra Mundial, Kirchner transmitiu para o seu trabalho as suas perturbações. A destruição da figura humana foi uma das características dessa época. Um exemplo é a obra "Auto-retrato" como soldado, na qual ele se mostra em primeiro plano com a mão decepada, e no fundo uma modelo nua. O quadro demonstra sua aversão ao horror da guerra.
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