domingo, 26 de outubro de 2008

Expressionismo no Brasil

Em nosso país o movimento também foi importante. Podemos destacar, nas artes plásticas, os artistas expressionistas mais importantes: Candido Portinari, que mostra em suas telas a migração do povo nordestino para as grandes cidades. Outros representantes: Anita Malfatti, Lasar Segall e Osvaldo Goeldi (autor de diversas gravuras). As peças teatrais de Nélson Rodrigues apresentam significativas características do expressionismo.


Candido Portinari

Candido Portinari nasceu no dia 29 de dezembro de 1903, em Brodoswki, Estado de São Paulo. Filho de imigrantes italianos, de origem humilde, recebeu apenas a instrução primária e desde criança manifestou sua vocação artística. Em 1935 produz uma de suas obras mais famosas, "O Café" que retrata uma cena de colheita típica de sua região de origem, e inicia a que é considerada sua fase áurea (1935-1944).





Candido Portinari morreu no dia 06 de fevereiro de 1962, quando preparava uma grande exposição de cerca de 200 obras a convite da Prefeitura de Milão, vítima de intoxicação pelas tintas que utilizava.

Curiosidade: O quadro “Lavrador de Café”, que possui um valor estimado em US$ 100 milhões, foi roubado do MASP, Museu de Arte de São Paulo em dezembro de 2007 e foi recuperado pela policia, retornando ao museu em 09 de janeiro de 2008 sob um forte esquema de segurança.


“Lavrador de Café”, 1939



Anita Malfatti nasceu em São Paulo em 02 de dezembro de 1889 e morreu em São Paulo em 06 de novembro de 1964, foi pintora, desenhista, gravadora e professora.


Anita não nasceu em berço de ouro, mas não passava dificuldades. Nasceu com atrofia do braço direito e teve a sua disposição uma governanta alemã, que a ajudou no desenvolvimento do uso da mão esquerda e no aprendizado da arte e da escritura.


Anita Malfatti cursou a Academia Real de Belas Artes em Berlim. Regressou ao Brasil em 1914 e em seguida foi aos Estados Unidos e matriculou-se na Art Students League e teve a oportunidade de pintar o que desejasse. Foi esse período que marcou sua fase mais brilhante de criação.


"A Boba "


“Tropical” 1916

Nenhum comentário: